O PMBOK define riscos da seguinte forma: "O risco do projeto é sempre futuro. O risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um efeito em pelo menos um objetivo do projeto.".
Sendo assim, se é um evento que vai acontecer, não é risco e sim certeza. Outro ponto importante é que existem riscos positivos (oportunidades) e riscos negativos (ameaças), sendo que no caso dos riscos positivos a busca se dá pelo aumento de probabilidade de que este se concretize enquanto para riscos negativos acontece o inverso.
O gerenciamento de riscos ocorre do início ao fim do projeto, pois a lista de riscos pode (e será) alterada com o tempo. Alguns riscos desaparecem no decorrer do projeto, enquanto outros podem surgir. Ou seja, a área de riscos é viva e demanda atenção especial até o que o projeto seja encerrado.
Um risco precisa ainda ter um responsável, alguém que irá responder pelo acompanhamento e tomada de ações relativas ao mesmo. Ao contrário do ditado "Filho feio não tem pai", como bons pais devemos cuidar, educar e agir para evitar problemas futuros.