quarta-feira, 8 de junho de 2011

Value Standard & Body of Knowledge: Metodologia Para Aumentar o Valor Gerado Por um Projeto

Recentemente visitei a Ci&T em Campinas e, durante a apresentação da metodologia de desenvolvimento baseada em SCRUM, me deparei com um abordagem voltada para análise de valor que permeava todos os processos e apoiava o entendimento e priorização dos requisitos funcionais junto ao cliente.  Fiquei bastante entusiasmado com a abordagem, pois endereçava de forma estruturada e coerente um problema clássico de priorização de requisitos sob a ótica de quanto vale cada funcionalidade para o projeto.

O discurso da Ci&T é de "entregar o maior valor possível dentro do orçamento do projeto." Ou seja, abraçar todas as mudanças (premissa de qualquer metodologia ágil) e entregar de acordo com o orçamento do projeto um conjunto de funcionalidades que atendesse a expectativa do cliente em relação ao valor de negócio gerado pelo projeto. A todo momento, a cada novo requisito, seria feita uma análise para repriorizar o backlog... fazendo com que os requisitos de baixo valor para o negócio fossem implementados posteriormente e que os requisitos realmente importantes fossem devidamente implementados dentro do orçamento negociado.

Tirando qualquer cenário onírico, todos sabem que grandes projetos de software possuem complexidades e riscos ocultos. São projetos aonde a estimativa de esforço tende a variar, uma vez que nem todos os requisitos são conhecidos e que haverão diversas solicitações de mudança no decorrer do projeto. Sendo assim, essa metodologia cai como uma luva para justicar o uso de SCRUM junto a uma empresa tradicional (geralmente acostumada com projetos "fechados") e garantir a valorização do investimento.

SAVE International®, organização internacional voltada para o avanço e promoção da Metodologia de Valor (também conhecida por Engenharia de Valor / Análise de Valor / Gerenciamento de Valor), publica o padrão aberto chamado "Value Standard & Body of Knowledge". Esse corpo de conhecimento tem como objetivo apoiar gerentes de projeto, gerentes de programa, analistas de valor e outros profissionais na aplicação dos conceitos e processos da Metodologia de Valor em projetos, serviços, planos de negócios, etc.

A aplicação da metodologia se dá por meio de um plano de implementação, chamado de "Job Plan" (Plano de Trabalho). Este documento endereça as seguintes fases:
  1. Information Phase
  2. Function Analysis Phase
  3. Creative Phase
  4. Evaluation Phase
  5. Development Phase
  6. Presentation Phase
Também existem papéis específicos que devem ser desempenhados, como por exemplo o Value Team Leader, que domina todas as técnicas de análise de valor e deve ser responsável pelo trabalho a ser desenvolvido pelo time do projeto. Além disso, a SAVE International® possui diversas certificações relacionadas à análise de valor.

Segue o link da SAVE International® para download do padrão e acesso às demais informações: http://www.value-eng.org/

Para conhecer o trabalho da Ci&T acesse: http://www.cit.com.br/

2 comentários:

  1. Bem legal o Post.
    Trabalho numa empresa que prega (e usa!) a Engenharia de Valor como diferencial, mas não sabia da existência da SAVE International!

    parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Julio,
    Achei muito bom seu texto, assunto atual e de fundamental importância para as corporações !

    Abraço,
    Prouvot

    ResponderExcluir