
O primeiro método se chama "Os 5 Porquês". Este é fácil. Para qualquer problema colocado na mesa faça cinco vezes a pergunta "Porquê".
Exemplo da aplicação da técnica em uma conversa entre desenvolvedor e gerente de desenvolvimento:
Desenvolvedor) Será impossível cumprir o cronograma de desenvolvimento.
Gerente de Desenvolvimento) Porquê?
Desenvolvedor) Porque encontramos um bug no sistema.
Gerente de Desenvolvimento) Porquê?
Desenvolvedor) Porque existe uma incompatibilidade entre a arquitetura proposta e as funções da API utilizada.
Gerente de Desenvolvimento) Porquê?
Desenvolvedor) Porque provavelmente a API não foi analisada com critério na hora de modelar a arquitetura.
Gerente de Desenvolvimento) Porquê?
Desenvolvedor) Porque o arquiteto de sistemas não dedicou tempo suficiente para modelar a arquitetura.
Gerente de Desenvolvimento) Porquê?
Desenvolvedor) Porque ele está alocado em outros projetos.
Pronto! Chegamos a raiz do problema: Conflito na alocação de recursos.
Meu antigo chefe aplicava com freqüência esta técnica, é impressionante como ela traz resultados rápidos. Geralmente a causa raiz aparecia no terceiro "Porquê".
Quem quiser maiores detalhes:
http://www.mindtools.com/pages/article/newTMC_5W.htm
Valeu Julio! Simplicidade é sinônimo de inteligência e ir direto ao ponto nos dias de hoje é genialidade pura!
ResponderExcluirEdmilson Danideivid
ResponderExcluirOi Júlio,
Em minha opinião, esse desenvolvedor deveria ser promovido a CIO, ele tá sabendo mais do que o Gerente de Desenvolvimento.
Kkkkkk..., brincadeirinha...
Muito bom e simples esse exemplo, de maneira geral os “5 Porquê?" é uma maneira simples é rápida análise é identificação de pontos conflitantes é chegar a solução ou raiz do problema.