sexta-feira, 29 de maio de 2009

Google Wave: E-mail, Social Computing, Instant Messenger, Mashups... O Que Há Realmente de Novo?

Após a divulgação do Google Wave fiquei intrigado com a capacidade do Google em empacotar conceitos consolidados no mundo corporativo e lançá-los em plataforma aberta, de forma inovadora.

Nos EUA grandes fornecedores de software (IBM, Oracle, Microsoft etc) atuam há pelo menos 3 anos no segmento de unificação da comunicação. Como exemplo vou citar o caso da brand IBM Lotus.

Em Junho do ano passado estive em um executive meeting em Boston, para conhecer a nova plataforma IBM Lotus. Eu realmente ainda não tinha idéia de como em tão pouco tempo os produtos de colaboração, social computing, blog, mashup, portal entre outros estavam tão integrados.

Eles demonstraram a plataforma de colaboração unindo as ferramentas de portal corporativo (websphere portal), social computing (lotus connections), blogs/wikis (lotus quikr), mashup (ibm mashup center), comunicação instantânea (lotus sametime) e por último SOA (websphere process server). É algo assombroso. Você consegue por uma única interface se comunicar via instant messenger, blog, microblog, iniciar processos/workflows, procurar pessoas de acordo com as competências na organização, se integrar com aplicações externas... enfim... um mundo de possibilidades voltadas para a eficiência operacional.

Assisti ao vídeo da apresentação do Google Wave (http://wave.google.com/) e não acreditei naquilo. Novamente eles pegaram o óbvio e lançaram em plataforma aberta. Ou seja: a Microsoft, a IBM, a Oracle etc poderiam ter feito o mesmo há anos e não o fizeram devido ao modelo de negócio tão enraizado na venda de licenças de uso.

Quando será que as grandes software houses vão acordar para o novo cenário da comunicação unificada? Será que não é a hora de ver que as PME's (pequenas e médias empresas) estão começando a enxergar que restringir o acesso aos serviços abertos na web não se traduz diretamente em produtividade? Será que é necessário investir em soluções proprietárias para o mesmo fim?

Vamos aguardar e ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário