
Para quem nunca ouviu falar no termo, Social Search é quando um search engine é apoiado por interação ou redes sociais, ou seja, o ranking é influenciado de acordo com as contribuições em sua rede social. Marissa cita na entrevista que fazemos Social Search "verbal" todos os dias quando perguntamos a alguém algo como "Que filme legal está passando no cinema?" ou "Qual é a sua música predileta".
Em artigo publicado no dia 26 de Maio de 2009 pelo site Fast Company, é dito que um representante do Google afirmou que a empresa está investindo em resultados de busca embasados em rede social. Segundo o site, Ken Tokusei - Product Manager do Google, disse em coletiva de imprensa que as pessoas estão usando mais e mais os search engines para encontrar resultados rápidos e pessoalmente relevantes. Disse ainda que a estratégia é adicionar um mecanismo leve que permita adicionar um ângulo humano aos resultados de busca do Google, deixando os usuários classificarem os resultados e excluir links irrelevantes.
Ao que tudo indica o Social Search será a grande resposta do Google à investida da Microsoft com o Bing. Mas o mercado de search engines está se movimentando, já existem 6 start-ups de social search engines previstos para este ano, a maioria já em fase beta:
Delver
http://www.delver.com/
WhosTalkin?
http://www.whostalkin.com/
Samepoint
http://samepoint.com/
socialmention
http://socialmention.com/
Serph
http://serph.com/
OneRiot
http://www.oneriot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário