quarta-feira, 17 de junho de 2009

Métodos Ágeis Para Solução de Problemas II

Continuando a série de posts sobre os métodos mais fáceis e eficientes para se chegar a causa raiz de um problema, hoje irei tratar de Mind Map.

Para quem nunca ouviu falar, Mind Map (e suas variações) é uma técnica milenar utilizada na educação, brainstorm, visual thinking, solução de problemas entre outros. A técnica foi refinada por Allan M. Collins e M. Ross Quillian em 1960 com a publicação da tese sobre redes semânticas - uma teoria que explica o processo humano de aprendizagem por meio de mind maps.


Um mind map é criado à partir de uma palavra colocada no centro, aonde idéias associadas, palavras e conceitos são agregados. Segue abaixo um guideline sobre mind map criado em forma de mind map:O uso de mind maps na resolução de problemas pode ser feito à partir de um brainstorm, reunindo as pessoas responsáveis pela resolução e guiando o brainstorm por meio do mind map. Eu costumo usar mind maps até mesmo para planejamento pessoal (viajem, trabalho, etc), neste caso eu faço um brainstorm comigo mesmo (!) e gero um mind map que será a minha guia na execução.

Existe um excelente projeto open source chamado FreeMind , que consiste em uma interface para criação de mind maps. Rápido, simples e extremamente funcional. Quem se interessar pode fazer download em:

http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page

Nenhum comentário:

Postar um comentário