sexta-feira, 8 de maio de 2009

As Leis da Simplicidade

Há dois meses atrás uma grande amiga me indicou um livro que mudou o modo como ela produzia seu trabalho. Vindo dela, uma super profissional, fiquei muito curioso e resolvi comprar o livro "As Leis da Simplicidade".

O autor se chama John Maeda, professor do renomado Laboratório de Mídia do MIT e designer gráfico mundialmente reconhecido.

Ele conseguiu comprimir em dez leis os principais conceitos que tornam "simples" qualquer tipo de coisa. Desde sua vida pessoal até mesmo a forma como se desenvolve novos produtos.

As primeiras três leis, baseadas no princípio da redução - organização e eficiência, formam a estrutura para explorar conceitos auto-referenciados por ele, como a importância do contexto e as potenciais falhas no processo de simplificação.

Seguem alguns links para quem quiser maiores detalhes:

http://lawsofsimplicity.com/


http://www.submarino.com.br/produto/1/1793291


2 comentários:

  1. Exatamente isso, Julio. Ele se baseou muito nesse livro, tem até as referências nele no projeto. O que gostei muito no Sutton foi que ele arregaçou as mangas e virou ativista da coisa.

    A partir de agora sou eu, usar a tecnologia pra simplificar a vida, enquanto posso - vai que a energia elétrica vai a merda.

    Não adianta eu querer acumular bens físicos, o jeito é se entregar a essa coisa de tecnologia, afinal, não creio que o colapso da humanidade se dará antes de 50 anos, ou seja, estarei com 80 e pouco me fodendo com o mundo SE fodendo! lol

    ResponderExcluir
  2. Dava pra perceber, a proposta do Cult of Less / Technomad tem tudo a haver com os princípios propostos pelo John Maeda no livro Laws of Simplicity. Resistance is futile :P

    ResponderExcluir